segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Alimentação!!!!

OIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, estou aqui de novo!

Genteee... tudo bem? Antes das lamurias vou dizer que amo a minha filha, não estou estressada, mas surgem assuntos que eu acho importante e legal colocar aqui...

No cantinho da mamãe (grupo - yahoo) tem a Romimi que leva seus babys nessa clínica, assim resolvi visitar o site e para a minha surpresa o Dr. Len "me ajudou" numa questão que está me tirando o sono, e da minha mãe tb, pq durante a semana a Lele fica com ela, e no domingo ela me liga e pergunta: Vc acha que se eu fizer isso a Letícia come!? Enfim um problemão.

Segue site:
http://www.clinicalen.com.br/html/centro_perguntas22.htm

Dificuldades do segundo ano de vida



Pergunta:

Dr. Jairo,
Tudo bem?
Foram bem de Páscoa?
Bom, a C. há umas 3 semanas tem dado muito trabalho para comer no almoço e jantar. O almoço é sempre pior, pois ela vem bem cansada da escola, quase dorme no carro (eu não deixo) e quando chega em casa é manha para tudo e principalmente para comer. Tenho que distraí-la com uma caneta e papel e passado alguns minutos a caneta já não é mais distração e eu tenho que ficar inventando distração para ela abrir a boca, às vezes ela fica 10min com uma colherada na boca sem mastigar, tenho que lembrá-la de mastigar, além disso, fica pedindo água de coco, se eu dou, ela não larga mais o copo, se eu não der ela fica chorando e não come mais, enfim, este tem sido um problema que eu não estou conseguindo resolver sozinha, pois perco um pouco a paciência e acho que ela deve perceber e isso até piora a situação. Na escola ela come bem, sempre vem anotado na agenda que comeu bem a fruta e bolachas e na lancheira não volta nada. A tarde ela sempre toma a mamadeira inteira e às vezes nem pede mais nada para comer e eu também nem ofereço, pois quero que ela coma melhor no jantar.
Gostaria muito da sua opinião e conselho sobre como lidar com essa situação.
Muito obrigada
Um beijo
C.

Resposta:

C.,
Tudo bem?
Por aqui tudo certo!
Bom...o problema da C. é o "distúrbio" alimentar mais comum de se ver. Um misto de "anorexia" seletiva (ela só come o que gosta) com o "uso" da comida como um modo de te enfrentar, de fazer manha, de barganhar (só não sabemos exatamente o quê). Se a C. almoçasse na escola era bem capaz de vir na agenda que ela comeu super bem - e é verdade! Tenho vários pacientes que iniciaram o almoço na escola justamente por isso, porque a mãe estava quase louca com a situação, acreditando que sua filha ficaria desnutrida com esta situação.
É claro que isso não existe: só é desnutrido aquele que não tem o que comer.
Como melhorar esta situação?
Temos vários modos. O primeiro é relembrar diariamente dos seguintes pontos fundamentais:
- só é desnutrido aquele que não tem o que comer (repetindo!!!).
- quanto mais nervosa você ficar no momento da alimentação, pior será.
- comida boa é privilégio, não obrigação.
- se a C. tivesse algum problema alimentar "de verdade", ela não tomaria bem o leite, as bolachas e a fruta na escola.
- é importante ter fome para comer bem.

Em segundo lugar, especificamente para a sua filha: quem sabe ela almoce melhor se você deixá-la dormir quando volta da escola? Não acho um problema almoçar às 14h00. Ela estará descansada e com mais fome.
Guarde no mínimo 3 horas de diferença entre a mamadeira da tarde e o jantar. Ou seja: mamadeira às 17h00, jantar às 20h00. E isso vale para todas as refeições.
Insista um pouco com a comida, faça um "teatro" sem exageros, e se a C. não quiser comer, deixe estar. Retire o prato e fim da história. MAS, IMPORTANTE: não demonstre, de forma alguma, irritação ou nervosismo. Tire o prato e pronto. Respeite sempre os demais horários. Não dê mamadeira ou frutas substituindo a refeição ou logo depois, caso ela não coma.
Recomendo que você leia um livro rápido e interessante, que está no site da Clínica , chamado Vamos Comer!: Método Estivill - Autores: Eduard Estivill e Montse Domenech.
É um método interessante - até um pouco diferente do que eu te mostrei - mas com os mesmos princípios.

Não vale a pena estressar por questões alimentares de crianças saudáveis como a C.!

Um beijo,

Jairo

Um comentário:

  1. Legal Má! A Lara as vezes não come tudo,mas não tenho esquentadfo, deixo pra lá... ?Nesta semana ela só comeu a papa pq pus no meu prato e dei com o meu garfo, acho que ela pensou que era minha comida e comeu tudo.. srsr Vou começar a oferecer o mesmo que eu como pra ela, no almoço, acho que ela tá meio cansada das papas, mesmo eu fazendo sempre diferente... rsrs
    bjos nos ces duas!

    ResponderExcluir